Shitzu

SHIHTZU

O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São resultado do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês.Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.

APARÊNCIA

Aspecto Geral - Robusto, pelagem abundante, porte, distintamente arrogante com cabeça bem lembrando o crisântemo, de temperamento amistoso e independente, inteligente ativo e alerta.

Cabeça e Crânio - Cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pelos caindo sobre os olhos, bem separados, boa barba e bigodes. Os pelos crescendo para cima do focinho conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado peludo, sem rugas. Canal nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo podendo ser de cor fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem alertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são caractéristicas altamente indesejáveis.

Olhos - Grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, os olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.

Orelhas - Grandes, com lóbulos longos, portadas caídas inseridas, ligeiramente, abaixo da abóbada crâniana. Deve ser tão profusamente cobertas de pelo que se confundem com a pelagem do pescoço.

Boca - Larga, ligeiramante prognata inferior ou em torquês. Lábios de nível. Pescoço: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.

Anteriores - Ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo. Tronco: a distância, entre a cernelha e a raiz da cauda, é maior que a altura da cernelha.Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.

Posteriores - Membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Visto por trás, reto. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.

Patas - Arredondadas, firmes com boas almofadas plantares, parecendo grande pela pelagem abundante.

Cauda - De pelagem abundante, inserção e portes altos e largos, alcançando, aproximadamente, o nível alto do crânio, o que confere uma aparência equilibrada.

Pelagem - Longa, densa não caheada, com um bom subpelo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam atados.

Peso e Altura - De 4,500 a 8,100 kg. O peso ideal é de 4,500 a 7,300 kg. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

Cor - Todas as cores são permitidas. Uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores. Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno; Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de côr sólida dourado, fígado, mogno, e preta.

Fator genético - Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se acasalarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês, do que o Shih-Tzu. Tal característica é perceptível a partir dos 2 meses de idade. Acredita-se que esta característica genética seja herança do Spaniel do Tibete, que teria participado na formação do Shih Tzu, dando origem aos smooth coat. Algo semelhante acontece também com os Lhasa Apsos.

 

TEMPERAMENTO

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito, muito preguiçosos, e quando o assunto é passear, caminham no máximo por 15 minutos e nunca esqueça de levar a água consigo. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso e nem destrói a casa.

O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.

Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas(e grandes) que querem um cão.

 

HISTÓRIA

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.

Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

 

DOENÇAS

São problemas comuns à raça Shih-Tzu: hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e oftalmológicos.

 

A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada.

 

Canil Manto Branco
Fonte: Wikipedia